Leandro Takayuki Mise

  • European Master of Contemporary Photography: IED Madrid
  • Pós-graduação em Fotografia: Universidade Positivo
  • Intercâmbio na KISD (Alemanha)
  • Graduação em Design de Produto: UFPR

Residiu nos Estados Unidos, Alemanha e Espanha, fotografou em mais de 25 países e licencia fotografias para banco de imagens pela agência Alamy. Leciona fotografia desde 2009, tendo como foco o público amador mas também atendendo instituições como a Assessoria de Imprensa da Procuradoria-Geral da República, Sesc PR, prefeitura de Curitiba (trabalho voluntário), Colégio Social Madre Clélia, entre outros.

Declaração

A fotografia ainda mantém, na sociedade contemporânea, seu status como a encarnação do realismo na representação visual, apesar da extensiva exploração teórica já realizada em torno do assunto. Meu trabalho explora a relação entre tal equívoco e suas possibilidades ficcionais. Com frequência, isso é feito com uma postura crítica do valor da fotografia como prova objetiva quando usada como testemunha de um evento ou mediadora da visão humana. Ao longo da minha produção, mesclo ficção e realidade, ocasionalmente concebendo ficção dotada de mais verossimilhança que sua equivalente real, provocando um estado permanente de dúvida e desconfiança.

Com o mesmo objetivo, eu utilizo texto como uma ferramenta para realçar a tensão entre os traços da realidade presentes em uma foto e a narrativa designada a ela, aproveitando as diferentes sintaxes e possibilidades semânticas inerentes de linguagens escritas e visuais. Um exemplo disso são as referências sutis, distribuídas pelo texto, a argumentos diversos retirados da filosofia e psicologia cognitiva sobre realidade e sua representação.